Vettel elogia Norris e diz que vulnerabilidade do britânico o torna um modelo a ser seguido
- Bianca Emisa
- 17 de abr.
- 2 min de leitura
Em meio às críticas após o GP do Bahrein, o tetracampeão saiu em defesa do britânico da McLaren, destacando sua honestidade ao lidar com erros e dificuldades

por Bianca Emisa,
No fim de semana no Bahrein, Lando Norris não escondeu a frustração com a adaptação ao novo MCL39. Mesmo com o pódio conquistado após largar em sexto, viu seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, vencer e se aproximar da liderança do campeonato. A diferença de desempenho gerou ainda mais pressão sobre o britânico, que voltou a adotar uma postura autocrítica ao analisar sua performance.
Para Sebastian Vettel, no entanto, essa franqueza é uma virtude, não uma fraqueza. "Somos pessoas normais com problemas normais, como todo mundo. O heroísmo também está em falar sobre nossas fraquezas. Isso é progresso, e não algo para se envergonhar”, afirmou o tetracampeão à Reuters. “Ele está sendo real — e isso o torna um verdadeiro modelo a ser seguido.”
Essa não é a primeira vez que alguém influente no paddock sai em defesa de Norris. Em março de 2024, o CEO da McLaren, Zak Brown, criticou duramente as declarações de Helmut Marko, da Red Bull, que havia questionado a força mental do piloto. Na ocasião, Brown destacou o comprometimento de Norris e seu papel no fortalecimento do debate sobre saúde mental , tema que o britânico tem abordado de forma constante nas redes sociais e em ações públicas.
Brown também ressaltou a importância de normalizar esse tipo de conversa em um ambiente de alta pressão como a Fórmula 1. “Lando está mais focado do que nunca. Comentários incisivos como os de Marko nos fazem retroceder décadas”, declarou.
Vettel ainda comentou a rivalidade interna da McLaren. Para ele, a disputa entre Norris e Piastri tende a ser mais equilibrada do que algumas que viveu no passado, como sua convivência com Mark Webber na Red Bull.“As rivalidades hoje são diferentes. Eles se respeitam, e Andrea [Stella] sabe como administrar isso. Não vejo uma tensão exagerada entre eles.”
Com o campeonato ganhando ritmo e o GP da Arábia Saudita no horizonte, Norris segue em busca de evolução. Ainda assim, sua postura fora da pista já o posiciona como um nome relevante em uma F1 que valoriza, cada vez mais, o lado humano de seus protagonistas.
Comentarios