Quem é a mulher que subiu ao pódio com a McLaren no GP de Miami?
- Bianca Emisa
- 6 de mai.
- 2 min de leitura
Esta foi apenas a 11ª vez na história que uma mulher subiu ao pódio da F1; conheça Louise McEwen

Por Bianca Emisa,
O GP de Miami marcou um fim de semana inesquecível para a McLaren. Com pódios na Sprint Race e na corrida principal, a equipe britânica reforçou ao protagonismo com Oscar Piastri e Lando Norris. Mas além da performance em pista, um momento específico chamou a atenção de fãs do esporte redor do mundo: uma mulher, com uniforme laranja, subiu ao pódio para receber o troféu dos construtores. Quem era ela?
Louise McEwen é o nome por trás dessa cena histórica. Chief Marketing Officer (CMO) da McLaren Racing, Louise se tornou a 11ª mulher a subir ao pódio da Fórmula 1, representando a equipe na cerimônia de premiação. Sua presença no topo foi muito mais que simbólica , foi o reconhecimento de um trabalho consistente, criativo e estratégico nos bastidores de uma das marcas mais tradicionais do automobilismo mundial.

Louise é responsável por toda a narrativa, identidade visual e estratégia de marca da McLaren em suas diferentes frentes de competição. Ela começou sua trajetória com o time como consultora em 2014, foi efetivada como diretora de marca em 2017 e, desde então, se tornou um dos pilares da liderança comercial da equipe. Sua missão é clara: fortalecer a imagem da McLaren globalmente, conectando a marca com novas gerações de fãs. E isso tem sido visível nas campanhas ousadas, no tom de voz jovem e na consistência visual que a equipe vem apresentando nos últimos anos.
Antes de integrar a McLaren, Louise acumulou uma sólida experiência no mundo do marketing esportivo. Passou nove anos no Grupo Vodafone, trabalhando em grandes projetos de patrocínio e ativações de marca, inclusive na época da parceria com a própria McLaren. Também atuou em agências como a Octagon Sports Marketing, sempre com foco em esportes e entretenimento. É formada em Ciências do Esporte e Ciências Sociais pela prestigiada Loughborough University, no Reino Unido.
Ver uma mulher ocupando o pódio da Fórmula 1, ainda que fora dos cockpits, é um marco importante para a representatividade no esporte. Louise McEwen não apenas lidera uma das áreas mais estratégicas da McLaren, como também inspira outras mulheres a enxergarem que há muitos caminhos e cargos de liderança dentro do automobilismo.
No GP de Miami, ela mostrou que a vitória da McLaren também é construída por vozes femininas que fazem diferença longe dos holofotes, mas que, quando sobem ao pódio, representam muito mais do que um troféu: representam avanço, espaço e reconhecimento.
Comments