top of page

Com final anticlímax, Franco Colapinto vence Sprint Race na Austrália

  • Foto do escritor: Juliana de Caprio
    Juliana de Caprio
  • 31 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

A corrida 1, da segunda etapa da FIA F3, foi marcada pelas diversas aparições do safety car, sendo uma delas a que garantiu a vitória do argentino no circuito de Albert Park, pela primeira vez na história da categoria. Zak O'Sullivan e Sebastian Montoya, completam o pódio.


Foram poucos os momentos na prova com bandeira verde, porém bem disputados. Logo, na primeira volta, Oliver Ghoethe, foi parar na caixa de brita, após toque com Luke Browning, na disputa pela segunda posição. Toque esse que fez o britânico levar 10 segundos de punição. O incidente causou a entrada do safety car. Mas, antes de sua entrada, Colapinto já havia ganhado a posição de Collet, enquanto Bortoleto já surgia em décimo.

ree

(imagem: fórmula 3)


A primeira relargada da prova, foi tranquila para Montoya continuar a liderar. Na volta seguinte, Browning tenta ultrapassá-lo, mas não consegue e acaba "voando", após ir de encontro com a zebra, fazendo com que caísse três posições e indo para quinto.

ree

(imagem: fórmula 3)


Quem se beneficiou foi Colapinto, rapidamente assumindo a segunda colocação. Ainda na quinta volta, Paul Aron e Collet se enroscaram, ocasionando num pneu furado do brasileiro, fazendo-o perder muitas posições. A segunda aparição do safety car se deu após, Ido Cohen, bater na barreira de proteção. Antes do veículo entrar em ação, Colapinto fez a ultrapassagem sobre Browning.

ree

(imagem: fórmula 3)


Na décima volta, após o fim da segunda entrada do carro de segurança, Colapinto relargou bem, com Montoya e O'Sullivan atrás. Mas antes de qualquer movimentação, Tommy Smith, bateu seu carro no muro, destruindo toda suspensão traseira do veículo, ocasionando em mais um safety car.

ree

(imagem: fórmula 3)


Faltando apenas quatro voltas para o final, a pista foi liberada uma vez mais. Colapinto continuou sem grandes preocupações em sua relargada. No entanto, O'Sullivan e Montoya começaram a disputar o segundo lugar. O britânico levou a melhor na disputa e dividiu a curva lado a lado, tomando a posição do colombiano.


Por fim, Alejandro García, foi o grande responsável pelo final anticlímax, após ficar atolado na caixa de brita. Mas, o tempo demorado para a direção de prova acionar o safety car, foi suficiente para que Dino Beganovic e Paul Aron disputassem posições. Nessa disputa, o sueco acabou saindo da pista, beneficiando Gabriele Minì e Gabriel Bortoleto.


O brasileiro, líder do campeonato, teve um resultado satisfatório ao largar de décima segundo, devido ao grid invertido, e chegar na décima sétima posição. Roberto Faria, conseguiu chegar na vigésima primeira posição. Caio Collet, por sua vez, acabou perdendo muitas posições, em decorrência de seu pneu furado e terminou a corrida em vigésimo quarto.


Assim, a primeira sprint race na história da fórmula 3, em Melbourne, teve o argentino Franco Colapinto como vencedor, seguido do britânico, Zak O'Sullivan, e do colombiano, Sebastian Montoya. Paul Aron, Gabriele Minì, Dino Beganovic, Gabriel Bortoleto, Leonardo Fornaroli, Mari Boya e Gregoire Saucy, fecharam o top-10.

ree

(imagem: fórmula 3)


A Feature Race acontece nesse sábado, às 20h05, com transmissão da F1TV e site da bandsports.


Comentários


@paddock.news

  • Instagram

©2025 por Paddock News.

bottom of page