top of page

Em classificação acidentada, Gabriel Bortoleto é pole position, na Austrália.

  • Foto do escritor: Juliana de Caprio
    Juliana de Caprio
  • 31 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de mar. de 2023

Em classificação marcada por três bandeiras vermelhas, o brasileiro levou a melhor sobre o tempo de Grégoire Saucy e garantiu a primeira pole position na história da F3, em Melbourne. Minì completa o top-3.


A classificação:

Com pouco minutos após o início da sessão classificatória, Pepe Martí, bateu forte na curva 10, obrigando a direção de prova a dar a primeira bandeira vermelha.O espanhol era um forte candidato a pole position, uma vez que seu resultado no treino livre foi satisfatório.


Após a liberação da pista, o pelotão foi todo para a pista em busca de suas voltas rápidas. Bortoleto, foi o primeiro a cravar 1min34s064, assumindo a liderança. Collet, até então em 13°, vinha com suas melhores parciais e acima do tempo do compatriota. No entanto, acabou perdendo tempo e permaneceu fora do top-10. Já o argentino, Franco Colopinto, fez os dois primeiros melhores setores e tomou o primeiro lugar do brasileiro, da Trident, fazendo 1min33s588.


Fataltando dez minutos para o final da sessão, o pelotão partiu novamente para a pista, deixando o trânsito intenso no circuito de Albert Park. Luke Browning, da Hitech, vinha com o segundo setor roxo, enquanto Bortoleto era o dono da primeira parcial. A briga, então, ficou nos centésimos, e Bortoleto fez 1min33s704, perdendo tempo na parte final e mantendo-se em terceiro.


A quatro minutos do fim, Frederick foi com tudo no muro ao contornar a última curva para pegar a reta principal. Nova bandeira vermelha, no entanto, a direção de prova decidiu recomeçar a classificação, dando aos pilotos ao menos mais uma chance de tirar Colapinto da pole-position.


Os pilotos não desperdiçaram essa chance, o primeiro foi Minì virando 1min33s307, mas que em pouco tempo, foi superado por Saucy. Só que o melhor ficou mesmo por conta do líder do campeonato, sendo 0s171 mais rápido que o suíço da ART e garantindo a primeira pole-position da história da F3 na Austrália.


Assim, o grid tem Gabriel Bortoleto e Grégoire Saucy, na primeira fila. Seguidos de Gabriele Minì e Leonardo Fornaroli. Zak O'Sullivan, que foi o mais rápido na sessão de treino livre, irá largar na terceira fila, ao lado de seu campanheiro de equipe, Paul Aron. Franco Colapinto, Dino Beganovic, Luke Browning e Caio Collet, fecham o top-10. Na Sprint Race, o pole position larga da décima segunda posição e, Sebastian Montoya, larga na ponta, devido à inversão do grid. O brasileiro, Roberto Faria, irá largar apenas da vigésima sexta posição.


A Sprint Race ocorre nesta Sexta-feira, às 20h45, com transmissão do Bandsports e F1TV.





Comentários


@paddock.news

  • Instagram

©2025 por Paddock News.

bottom of page