Bortoleto é o grande campeão da Feature Race da F3
- Juliana de Caprio

- 5 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2023
Com final anticlímax, o brasileiro consagrou-se campeão e, ao lado de seu campaneiro de equipe, Goethe, fizeram primeira dobradinha da temporada.
Após as luzes vermelhas se apagarem, Bortoleto, fez o traçado de pista perfeito e conseguiu ultrapassar Gabriele Minì, que largou na pole. O italiano, logo perdeu mais uma posição para Gregory Saucy. A disputa entre os dois foi benéfica para o piloto da Trident que abriu alguns segundos em relação a eles.
A primeira volta ainda contou com alguns encontros. Kaylen Frederick, Dino Beganovic e Huge Barter. O outro toque foi composto por Jonny Edgar e Pepe Martí, mas nenhum desses acabou com carro fora da pista. A prova contou vários outros toques, entre eles, dois causaram safety car. O primeiro foi causado por um toque entre o espanhol, Mari Boya, e o australiano, Tommy Smith.
O carro "19" de Smith ficou virado no setor dois, enquanto Boya ainda tentou continuar na prova, porém ao perceber que não conseguiria, parou o carro, abandonando a corrida. O australiano ainda conseguiu voltar para a prova e , enquanto o safety car se preparava para sair da pista, a direção de prova notificou que Minì estava sob investigação por obstrução de largada.

(imagem: Fórmula 3)
A decisão não foi demorada e, o piloto da Hitech Pulse-Eight, tomou cinco segundos de punição. Nesse momento, o italiano já havia retomado a segunda posição de Saucy e todos se preparavam para a relargada. O pontapé foi dado por Bortoleto, que fez um traçado muito parecido com o da largada, porém foi ultrapassado por Minì na curva seis. O brasileiro já ciente da punição do adversário, não se preocupou muito em retomar a posição, para não correr o risco de causar danos em seu carro. Sua única preocupação foi manter-se perto do italiano.
A relargada também teve colisão, localizada no miolo do pelotão, mas todos se mantiveram na pista. No entanto, as brigas por posições se intensificaram, como Luke Browning ganhando a nona posição de Paul Aron. Mais para frente, os dois se envolveram em uma disputa com Martí e Leonardo Fornaroli, na curva quatro. Martí e Browning levaram a melhor ocupando a sétima e oitava posição
Assim como na corrida sprint de ontem, os pilotos da PREMA voltaram a se estranhar dentro de pista. Desta vez protagonizada pelo estoniano, Paul Aron, e pelo britânico, Zak O'Sullivan, na qual Aron forçou o britânico para fora da pista, após O'Sullivan tomar a décima primeira colocação. Com isso, ele acabou perdendo duas posições e ficou com a décima terceira.
Na décima quinta volta, Saucy perdeu a terceira colocação para Goethe, indicando a dobradinha da Trident. Mais para frente, faltando uma volta por fim, Beganovic também ultrapassa o piloto da ART Grand Prix, alcançando a quarta posição.
Ainda na penúltima volta, tivemos o segundo safety car da corrida, causado, mais uma vez, por Tommy Smith. O australiano, errou a frenagem e acabou acertando o brasileiro, Roberto Faria. O carro de Smith acabou quebrando e provocou o fim da corrida atrás do carro de segurança.

(imagem: Fórmula 3)
Quem ficou decepcionado com as circunstâncias foi Gabriele Minì, que com a distância que estava do resto do pelotão, conseguiria o terceiro lugar após o desconto de cinco segundos do seu tempo final. Porém com todos os carros próximos, ele ficou apenas na oitava posição.
Gabriel Bortoleto ganhou a corrida seguido de seu companheiro de equipe, Oliver Goethe, garantindo a Trident a primeira dobradinha do ano. Dino Beganovic, da PREMA, fechou o pódio. Caio Collet e Roberto Faria ficaram com a décima quarta e vigésima quinta posição.

(imagem: Fórmula 3)
Bortoleto ainda festejou muito ao lado de seus pais e do bicampeão de Fórmula 1, Fernando Alonso, que agencia sua carreira.

(imagem: Fórmula 3)
O próximo compromisso da Fórmula 3 é em Melbourne, Austrália, entre os dias 30 de março e 2 de Abril.

.png)









Comentários