top of page

RTR coloca Hélio Castroneves no grid e celebra estreia com ponto em interlagos

  • Foto do escritor: Bianca Emisa
    Bianca Emisa
  • há 7 dias
  • 2 min de leitura

O tetracampeão da indy 500 surpreendeu em estreia pela RTR Sport Team revivendo laços familiares com a categoria onde tudo começou

Por Bianca Emisa,

Quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e um dos maiores pilotos da história do automobilismo nacional, Helinho conciliará suas novas atividades no Brasil com as dos Estados Unidos
Foto: Duda Bairros/BRB Stock Car

A disputa da primeira etapa da Stock Car 2025 foi só a ponta do iceberg. O que o público viu na pista foi o desfecho de uma corrida que começou dias antes, na oficina, entre ajustes de última hora e a montagem de um carro que ainda nem estava pronto quando Hélio Castroneves aceitou o convite para ser piloto titular da RTR Sport Team.


Tudo aconteceu em ritmo acelerado. “Foi uma loucura”, resumiu o tetracampeão da Indy 500. Mesmo com tão pouco tempo, a equipe estreante na Stock Pro conseguiu colocar o #06 no grid e viu o piloto cruzar a linha de chegada em 15º, somando um ponto no campeonato.


O carro foi finalizado na madrugada de sexta-feira, poucas horas antes do primeiro treino em Interlagos. Desde a terça-feira anterior, Hélio já estava na sede da AudaceTech, imerso no processo ao lado da equipe. O entrosamento foi imediato. Os engenheiros André Pedralli e Vitor Perez entenderam rapidamente o comportamento do carro, e os comandos de Maique Papareli e Vinicius Serafim, junto aos técnicos Gustavo, Luiz, Sandri e Wilson, foram essenciais para que tudo funcionasse a tempo.


Longe de ser apenas uma participação especial, Hélio topou o desafio como titular e se comprometeu a disputar praticamente toda a temporada. “Foi uma experiência fantástica. O time foi extraordinário. Conseguiu transformar em realidade algo que poderia parecer impossível para alguns. E a adaptação ao carro foi super rápida”, declarou.


Na corrida, largou em 25º e cruzou em 15º. Mais do que o ponto conquistado, o resultado foi um recado: Hélio segue competitivo e disposto a escrever um novo capítulo em sua carreira. Mesmo com cerca de 600 corridas disputadas, mantém a mentalidade de um estreante com algo a provar.


O piloto também destacou o desempenho do novo carro da categoria, o SUV SNG01 Chevrolet Tracker desenvolvido pela AudaceTech. “Adorei o carro. É muito tecnológico, super rápido, muito sensível aos acertos. Nem imagino o tanto que o Lincoln [Oliveira, CEO da Vicar] e o Enzo [Bortoleto, CEO da AudaceTech] trabalharam para fazer isso acontecer. Só sei que estão de parabéns.”


De volta aos Estados Unidos, onde segue focado na preparação para tentar sua quinta vitória na Indy 500, Hélio já projeta os próximos passos na Stock Car: “Não vejo a hora de voltar ao carro e trabalhar bastante no seu desenvolvimento.”


Mais do que uma corrida bem feita, essa estreia representou um reencontro com o passado. Ainda criança, Helio frequentava os boxes da Stock Car escondido dentro do carro do pai, o empresário Helio P. Z. de Castro Neves, que comandava a equipe Corpal nos anos 1980. Foi ali, sentado sobre pneus e capôs de Opalas, que nasceu a paixão pelo automobilismo que décadas depois o levou de volta ao mesmo ambiente, agora como protagonista de uma nova fase.

Comments


@paddock.news

  • Instagram

©2025 por Paddock News.

bottom of page