top of page

Perguntas e respostas com Sérgio Sette Câmara, piloto da equipe NIO 333 Formula E

  • Foto do escritor: Paddock News
    Paddock News
  • 3 de out. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de out. de 2022


A Fórmula E está de vento em popa com as preparações das equipes ao novo carro da Gen3, e também na silly season, onde muitos pilotos mudam de equipes. Um dos pilotos que está de casa nova para a próxima temporada é o mineiro Sérgio Sette Câmara, que saiu da Dragon Penske (futura DS Dragon) para a Nio 333 Racing. E confie na equipe de SM da equipe chinesa para entregar TUDO! Inclusive essa entrevista no facebook com o mais novo membro da casa, que trago traduzida pra vocês aqui...Entre expectativas para a temporada, primeiras impressões do Gen3, e a importância do campeonato aos olhos do brasileiro, a entrevista foi curtinha mas bem interessante de ler.



ree
Olha aí o rapaz estreando a nave...OK, sem piadas, QUE CARRO LINDO

P: Bem-vindo ao NIO 333! Como você tem se saído com sua nova equipe?


Sérgio: Fui muito bem recebido por todos da equipe e parece haver um ambiente de trabalho muito bom aqui. Estou realmente ansioso para a próxima temporada!


P: Você dirigiu o carro NIO 333 ER9 Gen 3 pela primeira vez em um teste na Itália e novamente na semana passada no Reino Unido, o que você pode nos dizer sobre dirigir o carro e como foi?


Sérgio: Eu estava ansioso para pilotar o Gen3 há algum tempo e fiquei muito feliz por finalmente fazê-lo em Varano e em Mallory Park na semana passada. Os testes foram muito produtivos, cobrimos muitos itens e aos poucos fui ganhando confiança no carro e um ritmo de trabalho com a equipe.


P: Você mencionou publicamente anteriormente que queria permanecer no Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA. Por que isso acontece e o que você acha que a evolução Gen3 significa para o esporte?


Sérgio: Desde a terceira temporada eu vinha acompanhando a Fórmula E de muito perto. Vi o campeonato crescer muito rapidamente como um evento esportivo durante esse período e também vi o mercado de carros elétricos crescer em adoção e interromper a indústria automobilística tradicional. Acredito que essas tendências continuarão; é claro que haverá obstáculos ao longo do caminho, mas a longo prazo acredito que o Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA recompensará aqueles que trabalharem muito bem nele, especialmente aqueles que ingressaram em um estágio inicial.


Além do lado estratégico que mencionei acima, o campeonato também é uma boa diversão! Podemos correr em algumas das cidades mais importantes do mundo, muitas vezes no centro da cidade, o que o torna muito especial. Também sempre fui fã de pistas de rua e dos desafios únicos que elas trazem para um piloto.


P: Quais são seus objetivos e ambições pessoais na pista para a 9ª temporada?


Sérgio: Não gosto de criar expectativas antes da primeira rodada, gosto de entrar na primeira rodada com a mente aberta e depois temos uma visão geral de onde está cada equipe e piloto. Então eu começo a definir algumas expectativas.


P: Como estão seus preparativos e qual é o seu regime de treinamento?


Sérgio: O carro Gen3 parece muito físico; todos os pilotos com quem falei disseram que o volante é muito pesado, então acho que é algo com o qual todos concordamos. Por isso, mais do que nunca vou dar atenção especial à minha condição física este ano. O treinamento interno é ótimo para aumentar a força, o treinamento ao ar livre é onde treino cardio, mas também uso esse tempo para limpar minha mente. Grande parte do meu treinamento também é feito em simuladores, nos quais tento pilotar pelo menos toda semana. Como temos tempo limitado no atual simulador de carros da equipe FE, tornou-se a próxima melhor coisa.


P: A NIO 333 Formula E Team está muito orgulhosa de ter recebido a Acreditação Ambiental Três Estrelas da FIA. Com a Fórmula E liderando a conscientização ambiental e a ação climática no automobilismo, o que você faz em sua vida pessoal para contribuir para ajudar o planeta?


Sérgio: Eu procuro fazer a minha parte não consumindo demais e tem tanta coisa que a gente joga fora, mas que na verdade é reutilizável. Claro, esses são exemplos que têm um impacto muito pequeno para o mundo quando medidos individualmente, mas se exercidos por um grupo de pessoas podem realmente ter um grande impacto.


Também procuro entender o máximo que posso sobre os temas de sustentabilidade e consciência ambiental. É muito difícil tomar qualquer medida quando você realmente não sabe por que está fazendo isso ou que bem/mal está causando, então a educação é tão importante quanto a ação.


Comentários


@paddock.news

  • Instagram

©2025 por Paddock News.

bottom of page