GUIA F3 - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA ACOMPANHAR A CATEGORIA EM 2024
- Juliana de Caprio
- 28 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
É finalmente Race Week! A temporada da FIA Fórmula 3 vai começar e, o Paddock News, reuniu as principais informações da categoria para que os fanáticos por automobilismo possam acompanhar tudo de perto:
(imagem: Fórmula 3)
O CAMPEONATO:
O Campeonato FIA de Fórmula 3 teve seu lançamento marcado no ano de 2019, como um novo e ambicioso projeto da FIA e da antiga Organização da Série GP3 para formar um terceiro degrau oficial da escada Road to F1. Combinando a GP3 e a F3 Europeia, a ideia era criar um ponto de entrada definido para jovens e ambiciosos pilotos se juntarem ao circo da Fórmula 1, e dar-lhes a oportunidade de seguirem o caminho para se juntarem aos seus ídolos no paddock principal.
Com algumas das melhores equipas de corrida do mundo a bordo e os maiores talentos do automobilismo júnior de todo o mundo ocupando os seus lugares de corrida, a Fórmula 3 prometia ser um dos campeonatos mais emocionantes do automobilismo e, dessa forma, cumpriu o seu papel.
Projetado como o campo de treinamento perfeito para a F2 e, em última análise, para a F1, os jovens pilotos devem mostrar suas habilidades tanto em velocidade quanto no gerenciamento de pneus, assim como terão que fazer quando subirem na hierarquia do automobilismo.
Tal como na F2, o Campeonato apresenta duas corridas por fim de semana e grid invertido, o que significa que gerir o fim de semana como um todo para maximizar pontos torna-se crucial para se tornar Campeão. Como parte do pacote de suporte da Fórmula 1, a F3 permite que os pilotos mostrem seus talentos diante das equipes de F1 em alguns dos circuitos mais desafiadores e renomados do mundo, além de ganharem a tão cobiçada exposição na F1.
O Campeonato beneficia da excelência da FIA nas verificações técnicas dos carros e na supervisão e realização de eventos, enquanto a experiência incomparável da FOM (Formula One Management) em transmissão e marketing garante que o Campeonato tenha um alcance e apelo verdadeiramente globais.
REGRAS E REGULAMENTO:
FORMATO DO FIM DE SEMANA:
Na sexta-feira, há uma sessão de treinos livres de 45 minutos e uma sessão de qualificação de 30 minutos. Uma Sprint Race acontece no sábado e consiste de 40 minutos + uma volta final. A Feature Race acontece na manhã de domingo antes do Grande Prêmio da Fórmula 1 e consistirá de 45 minutos + uma volta.
2. FORMAÇÃO DO GRID:
Os resultados da classificação final da sessão de qualificação de sexta-feira determinam o grid de partida para a corrida de domingo. Enquanto, o grid de largada da Sprint Race de sábado é determinado pela inversão dos 12 primeiros colocados da sessão de qualificação de sexta-feira.
3. ATRIBUIÇÃO DE PONTOS:
São atribuídos dois pontos ao piloto que obtiver a pole position para a Feature Race no grid final;
Para a Sprint Race, os 10 melhores pilotos classificados recebem de 10 a 1 ponto, respectivamente;
Para a Feature Race, os 10 primeiros colocados marcam 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos, respectivamente.
Em cada corrida é atribuído um ponto ao piloto que obtiver o tempo de volta mais rápido, desde que tenha ficado entre as 10 primeiras posições da classificação final da corrida.
DRS
Os pilotos podem usar o Sistema de Redução de Arrasto (DRS) como desejarem dentro das zonas DRS designadas durante os treinos livres e qualificação. Durante ambas as corridas, no entanto, os pilotos só poderão ativar o DRS dentro das zonas designadas quando estiverem a menos de um segundo do carro da frente no ponto de detecção.
As zonas DRS serão as mesmas utilizadas na Fórmula 1 em todos os circuitos do calendário, logo, aplicam-se às mesmas regras de segurança: o DRS é desativado no final das zonas designadas e se o condutor utilizar os travões ou libertar o acelerador após a ativação.
ONDE ASSISTIR:
BANDSPORTS;
F1TV;
ACOMPANHE PELO PADDOCK NEWS.
Comentários