Indy 500: Cronograma e funcionamento das sessões
- Paddock News
- 7 de mai. de 2023
- 3 min de leitura

O mês de maio é o mais importante para a Indy, pois, é nele que acontece a lendária Indy 500. Neste ano a categoria tem cerca de 9 sessões de treino antes da prova e mais as sessões de qualy e a corrida em si.
A Indy abre suas atividades na terça 16, após o GP do misto de Indianapolis. O primeiro dia de atividades é dividido em duas partes, com a primeira sessão sendo apenas para os pilotos que já ou se classificam como Oval Veterans ou para pilotos que já completaram o Rookie Orientation Program ou o Refreshers Test. Essa sessão está programada para acontecer das 10 horas da manhã até 12:15.
Já na sessão da tarde, que tem inicio as 14 horas e segue até as 19, será liberada para todos os pilotos, onde o único piloto inscrito até o momento que não participou do Open Test e não fez o Refreshers Test, RC Enerson, poderá ir para a pista fazer tal procedimento.
Do dia 17 ao dia 19, há 3 treinos livres programados, todos iniciando as 13 horas e seguindo até as 19. O treino do dia 19 é conhecido como Fast Friday (Sexta-Feira rápida), esse nome se dá por conta de ser o dia de treino com as velocidades mais altas, já que é um treino totalmente dedicado a testes e acertos de Qualy.
No sábado dia 20 os pilotos tem mais uma sessão de treino, porém essa tem duração de apenas uma hora e tem inicio as 9:30. Já do meio dia até as 19 horas os pilotos vão para a pista para o primeiro dia de Qualy. A ordem dos pilotos será decidida por uma média de velocidade em 4 voltas rápidas dada pelos pilotos sozinhos na pista. Ao final do sábado a posição de largada do 13° ao 29° estarão definidas, enquanto o top-12 e do 30° ao 34° terão de voltar para a pista no domingo.
Dia 21 é dia de definição de pole e de quem ficará de fora. Assim como no sábado, antes do qualy há um treino, esse ocorrerá das 12:30 as 14:30. As 15 horas tem inicio o qualy do top-12, onde será definido a posição de largada do 7° ao 12°, os 6 mais rápidos avançam para a disputa da pole. A sessão acaba as 16:00.
Na Indy 500 apenas 33 carros podem largar, porém é ilimitado o numero de pilotos inscritos, então quando acontece de mais de 33 carros se inscreverem nos temos os famosos pilotos bumpados. Em 2023, teremos 34 carros, então um deles ficará de fora, e pra decidir isso, juntamente da posição de largada dos 6 primeiros nós teremos a ultima sessão do sábado das 17 as 19 horas.
Na segunda seguinte ao qualy (22) temos o 8° treino que era tradicionalmente após o qualy, agora foi mudado para a segunda para que os times pudessem fazer todas as mudanças do acerto de qualy para corrida com mais tempo. O treino segue com uma duração mais curta, acontecendo de meio dia até as 14 horas.
Com três dias de descanso, os pilotos voltam a pista para a ultima atividade em pista antes da prova, o Carburation day ou apenas Carb Day. Funcionando como uma espécie de warm-up, o Carb Day leva esse nome, pois tradicionalmente era na sexta anterior a prova que os times ajustavam seus carburadores para a prova.
Por fim, o dia mais importante do ano para a Indy será o dia 28 de maio em 2023, data das 500 milhas se Indianapolis, a prova tem suas cerimonias programadas para terem inicio as 12:45 enquanto a largada está programada para as 13:45. A prova terá transmissão da TV Cultura na televisão aberta, da ESPN na televisão por assinatura e do Star + no streaming.

.png)









Comentários