top of page

AudaceTech homologa aço especial da ArcelorMittal para ser utilizado em componente do novo Stock Car

  • Foto do escritor: Paddock News
    Paddock News
  • 30 de abr.
  • 2 min de leitura

Por Livia Maria

(Foto: Beto Corrêa/BRB Stock Car)
(Foto: Beto Corrêa/BRB Stock Car)

Vicar anunciou a homologação do aço DP980R produzido pela ArcelorMittal como ação oficial do chassi tubular desenvolvido para o SNG01, novo carro da principal categoria brasileira, que fará sua estreia no final de semana em Interlagos.


A certificação foi realizada pela AudaceTech, que é responsável pelo desenvolvimento técnico do projeto do novo modelo. O aço DP980R passou por avaliações independentes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, e os resultados de inúmeros testes subsidiaram a homologação do aço pela Vicar para a aplicação no SNG01.


ArcelorMittal foi a primeira parceira homologada no projeto, com participação estratégica desde as etapas iniciais de concepção do SNG01. A partir deste ano, ele passará a utilizar as carenagens dos SUVs Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e Mitsubishi Eclipse Cross, encerrando a era dos sedans, iniciada na primeira temporada do campeonato, em 1979.


Além de desenvolver o aço, a ArcelorMittal teve contribuição que corroborou os resultados do IPT no desenvolvimento de soluções de engenharia para o novo chassi. Também contou com o suporte das equipes de Centros de Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil e da França. Dois dos mais avançados centros mundiais dedicados à inovação em materiais metalúrgicos ficam localizados em Maizières-lès-Metz e em Montataire, ambos na França.


O aço é uma liga especialmente desenvolvida que conjuga alta resistência mecânica (980 MPa) e boa capacidade de absorção de energia em caso de impacto, e também recebeu o certificado XCarb, um programa global da ArcelorMittal que atesta uma produção com emissões de CO2 em redução.


“A aplicação desse material no chassi do SNG01 garante maior rigidez estrutural, melhora a segurança dos pilotos e contribui para a eficiência dinâmica do carro, sem comprometer o desempenho em pista. Ao contrário disso, o torna mais veloz e competitivo”, resume Lincoln Oliveira, CEO da Vicar.

“A ArcelorMittal teve papel fundamental no desenvolvimento do novo carro, contribuindo com tecnologia de ponta e uma grande expertise em materiais avançados. A homologação é o reconhecimento dessa contribuição técnica e do alinhamento das empresas com as inovações e objetivos propostos pelo projeto do SNG01”, completa Enzo Bortoleto, CEO da AudaceTech

 

Para o vice-presidente de Operações da ArcelorMittal, Jorge Adelino, a homologação do aço comprova a contribuição da empresa para a evolução técnica do novo modelo da categoria. “Ter um material como o DP980R homologado para compor o chassi do SNG01 representa o reconhecimento da capacidade da ArcelorMittal em oferecer soluções em aço que atendem aos mais altos níveis de exigência em engenharia, segurança e inovação. É uma entrega concreta que reforça a confiança da categoria na nossa expertise e na qualidade dos nossos aços inteligentes”, afirma.

 
 
 

Comentários


@paddock.news

  • Instagram

©2025 por Paddock News.

bottom of page