As meninas da Fórmula 4 Brasileira.
- Paddock News
- 25 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Desde a criação do automobilismo mulheres do mundo todo tentam buscar espaços nas categorias, mas mesmo depois de tantos anos mal vemos a presença feminina em grande parte dos grids.
Todos sabemos que o automobilismo é um esporte extremamente machista e poucas vezes vimos mulheres em grids de grandes categorias ou até mesmo categorias de base. Com o intuito de mudar isso, a F4Br desde sua primeira temporada trás entre seus pilotos meninas, que sonham em ser grandes nomes dentro das pistas.
Em 2022, no seu ano de estreia, a Fórmula 4 Brasileira trouxe Aurelia Nobels como uma de seus pilotos. Aos 15 anos ela foi a única mulher no grid da F4Br, mas nesse mesmo ano competiu e ganhou a “FIA Girls on Track - Rising Star”. Nobels atualmente é piloto da Ferrari Drivers Academy e compete na Fórmula 4 Italiana pela Prema Racing.

Já este ano, o grid da F4Br conta com duas presenças femininas, Cecilia Rabelo e Rafaela Ferreira. Cecilia participou de campeonatos como Rotax Max e Sprinter, alem de ter feito testes e ter participado da 8° etapa da Fórmula Delta.

Já Rafa foi campeã da Copa Militec em 2016, em 2017 foi vice-campeã na Copa Brusque (regional), vice-campeã Catarinense (regional), foi vice-campeã na SPR 2018, Campeã Sul Catarinense (regional) em 2020, em 2021 foi 6° colocada no campeonato Brasileiro de Kart (nacional) Graduados B, e em 2022 foi campeã no Campeonato Sul-Catarinense de Kart, além de ter sido a primeira mulher a ser Pole Position na Copa Brasil de Kart 2022 (nacional) F4 Graduados A;

“Bom eu acho incrível [sobre ser mulher em um esporte tão “masculino], poder mostrar ao mundo que podemos competir de igual pra igual, eu digo que a gente tem que se esforçar um pouquinho mais em algumas coisas, como na academia. Mas conseguimos sempre chegar no mesmo lugar que eles e lutar por pódios e vitórias!” Comentou Rafa.
Elas vêm não só pra mostraram que mulheres pode sim estar no automobilismo mas também para incentivar outras meninas a entrarem no automobilismo (não só como pilotos mas em diversas áreas);

“Essa é a parte mais magnífica, eu sempre admirei outras mulheres e hoje ver que eu sou uma inspiração, só me inspira a cada dia fazer meu melhor e é reconfortante saber que elas estarão torcendo por mim!” Completou Rafa sobre saber que muitas meninas se inspiram nela.

.png)









Comentários