Piloto com paralisia cerebral estreia na Turismo Nacional com a Equipe Manzini
- Paddock News
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Por Livia Maria

Douglas Mattos, que teve sua estreia na Turismo Nacional pilotando o New Onix de número 71 pela equipe Roberto Manzini Centro de Pilotagem, antes de estrear, teve um ano de preparação. O piloto começou a andar de kart há dois anos após ter tido uma síndrome de burnout devido ao excesso de estresse por condições de trabalho.
Ele chegou a disputar duas edições do Campeonato Carioca de Kart e alcançou o quarto lugar como seu melhor resultado. Na temporada anterior, ganhou o apoio do comandante da RMCP e da equipe Manzini, que ofereceu a ele, como presente, um curso de pilotagem esportiva do programa Driver’s Academy.
“O Douglas é o primeiro piloto do mundo com paralisia cerebral em carro não adaptado”, Manzini explica. “Trabalhamos bastante para o desenvolvimento dele como piloto. Isso incluiu a participação do médico Victor Ramos, da Abramet (Associação Brasileira da Medicina do Tráfego), que orientou o preparador físico dele para os treinos necessários. E deu muito resultado. Ele melhorou bastante sua postura, está respirando melhor e adquiriu maior controle muscular.”
A equipe terá quatro carros na categoria B, três com quatro pilotos estreantes e um na categoria A. Douglas irá andar na categoria B e disputar o título de Rookie: “Minha expectativa é bem grande. Este será mais um ano de muito aprendizado para eu melhorar minha pilotagem, progredir e conquistar os patrocínios necessários para prosseguir profissionalmente como piloto”.
Comments