Grande Prêmio do Japão
- Paddock News
- 6 de out. de 2022
- 2 min de leitura

(imagem: Sky Sports)
É race week do GP mais decisivo do calendário da fórmula 1, o GP do Japão já foi palco da decisão de 11 títulos mundiais inclusive todos os títulos do eterno Ayrton Senna. O circuito que sedia o grande prêmio foi Suzuka de 1987 á 2006 quando foi transferido para Fuji em 2007 e 2008, voltando a ser no circuito de Suzuka em 2009 até os dias de hoje.
Projetada em 1962 com 6,004 km de comprimento e 17 curvas o circuito foi construído para ser uma pista de testes da Honda, o circuito é o único da categoria com o traçado em formato de 8 tendo um viaduto em suas costas onde os carros passam por ele e por cima do mesmo, Suzuka já passou por 3 modificação como passar dos anos tendo hoje 5,807 km e 18 voltas. O circuito é tido pelos pilotos como um dos mais desafiadores, e nomeado como o favorito de alguns como Lando Norris, apesar disso o circuito recebe críticas devido as curvas de altíssima velocidade e a pequenas áreas de escape.

(imagem: Atomic Sim Racing)
Nigel Mansell e Timo Glock já sofreram fortes colisões no circuito que os tiraram da competição no dia. Em 2014 Jules Bianchi sofreu um acidente fatal o qual envolveu um trator que retirava um carro que havia escapado na volta anterior em uma curva de alta velocidade, sendo o primeiro acidente fatal desde a morte de Senna.
McLaren, Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton carregam os recordes de equipe com maior quantidade de vitorias, piloto com maior quantidade de vitorias, pole position mais rápida e volta mais rápida do circuito, respectivamente. Os recordes de pole position e volta mais rápidas foram alcançados em 2019, ultima vez em que aconteceu o GP.

(imagem: IG Formula 1)
Com vitória e a volta mais rápida, Max Verstappen pode se tornar bicampeão em Suzuka independentemente da posição de seu principal oponente Charles Leclerc. Decisão que poderia ter sido cravada em Singapura foi adiada para o Japão graças a uma qualificação ruim e resultado fora do esperado no último final de semana. Será que Max Verstappen irá entrar no “hall da vitória” do decisivo Gp do Japão?

.png)









Comentários