FIA confirma testes de pré-temporada e alteração no GP do Azerbaijão; primeira sessão será privada
- Bianca Emisa
- 30 de jun.
- 2 min de leitura
O intervalo entre o fim da temporada 2025, em Abu Dhabi, e o início dos testes será de aproximadamente um mês e meio

A FIA divulgou nesta segunda-feira (30) as datas oficiais dos testes de pré-temporada para o Mundial de Fórmula 1 de 2026, ano que marca o início de uma nova era técnica na categoria. A principal novidade está na realização de três sessões de testes antes da abertura do campeonato, sendo a primeira delas com portas fechadas para o público e a imprensa.
A sessão inicial acontecerá entre os dias 26 e 30 de janeiro, marcando o retorno do Circuito de Barcelona-Catalunha à fase de testes após perder espaço para o Bahrein nas últimas temporadas. O retorno ao circuito espanhol ocorre em meio a críticas logísticas às atividades realizadas no Oriente Médio — mas essa primeira bateria será realizada de forma totalmente privada. Jornalistas, fotógrafos e câmeras não terão acesso ao local, e não haverá transmissão oficial da atividade. A decisão das equipes e da organização segue o regulamento esportivo, que permite testes privados. A expectativa é que as primeiras imagens dos carros da nova geração só apareçam nos testes seguintes isso, claro, se não houver vazamentos.
As duas etapas seguintes da pré-temporada acontecerão no Bahrein, entre os dias 11 e 13, e 18 e 20 de fevereiro. Ambas devem contar com cobertura normal da mídia e transmissão ao vivo.
Além do cronograma da pré-temporada, a FIA também confirmou uma mudança no calendário provisório de 2026. A etapa do Azerbaijão, antes marcada para domingo (27) de setembro, foi antecipada para sábado (26), a pedido do promotor local e autoridades do país, para coincidir com um feriado nacional. Com isso, o fim de semana do GP passará a ocorrer entre quarta e sábado. A alteração ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC).
Com a chegada do novo regulamento técnico, todas as atenções estão voltadas para a performance dos novos carros híbridos e, agora, o mistério em torno da primeira atividade oficial só aumenta a ansiedade para o início da temporada.

.png)









Comentários