F4 Brasil retorna neste final de semana para a temporada 2025
- Paddock News
- 1 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de mai.
A categoria-escola chega ao seu quarto ano com o grid repleto de jovens talentos dispostos a acelerar rumo às principais categorias do automobilismo mundial.
Por Celina Bittencourt

Introduzida ao Brasil em 2022 pela VICAR, a Fórmula 4 tem o propósito de revelar pilotos, em sua maioria vindos do kart, para que alcancem assentos nas principais categorias do automobilismo internacional.
A temporada 2025 da BRB F4 Brasil estreia com a formação de grid mais jovem desde o início da categoria. Com média de idade de 16 anos e quatro meses, o elenco novo reforça o intuito da F4 de auxiliar na ponte entre o kart e o automobilismo mundial.
Mais da metade dos 16 pilotos confirmados tem entre 15 e 16 anos, evidenciando a aposta da categoria na juventude. Essa nova geração possui uma bagagem de destaque no kartismo e vê na F4 Brasil o próximo passo rumo a uma trajetória profissional nas pistas internacionais.
Desde sua estreia, a F4 Brasil oferece um ambiente de verdadeira escola para pilotos jovens, com acompanhamento técnico, regulamento alinhado aos padrões da FIA e estrutura profissional. Diversos nomes que passaram por ali já despontam em outras categorias, como Pedro Clerot e Álvaro Cho na FRECA, Nicolas Giaffone conquistando título na USF 2000 e atualmente na Copa Truck, Aurelia Nobels e Rafaela Ferreira competindo pela F1 Academy, além de Matheus Comparatto e Cecília Rabelo estreando com destaque na Porsche Cup Brasil, comprovando a eficiência do projeto de formação.

O campeonato também contará com rostos conhecidos do grid que buscam consolidar sua trajetória, como Ciro Sobral, Ethan Nobels e Rogério Grotta. A combinação entre remanescentes e novatos deve elevar o nível de disputa da categoria durante o ano.
Com um calendário sólido, a F4 brasileira realizará sete etapas passando por Interlagos, Velocitta e Brasília, além de renovar sua participação na preliminar do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, reafirmando seu papel como trampolim na visibilidade global de talentos juvenis e reforçando a potência do Brasil na formação de pilotos.
A primeira etapa do campeonato começa nesta semana, com os treinos livres iniciando a programação. A classificação que define o pole position e as posições de largada das corridas 1 e 3 será realizada na sexta-feira, às 14h15 (horário de Brasília). No sábado, estão previstas duas provas: uma às 8h da manhã e outra às 14h, com os oito primeiros colocados da Corrida 1 largando em ordem do grid invertido. A terceira corrida será no domingo às 9h30, com transmissão pelo canal oficial da categoria no YouTube e na TV pelo BandSports.
Confira o calendário e os pilotos confirmados para 2025:
4 de maio: Interlagos (SP)
29 de junho: Velocitta (SP)
20 de julho: Velocitta (SP)
5 de outubro: Velocitta (SP)
9 de novembro: Interlagos (SP) - Etapa preliminar da F1
30 de novembro: Brasília (DF)
14 de dezembro: Interlagos (SP)
Starrett Bassani F4
TMG Racing
Ciro Sobral #71 ; Celo Hahn #0 ; Filippo Fiorentino #135 ; Heitor Dall’Agnol #27 ; Pietro Mesquita #59 ; Cadi Baptista #41
Cavaleiro Sports

.png)






Comentários