Do Recife para o mundo: Rafa Câmara completa 20 anos hoje e continua acelerando rumo à F1
- Paddock News
- 5 de mai.
- 2 min de leitura
Por: Celina Bittencourt

Natural da terra dos altos coqueiros, o piloto pernambucano faz 20 anos hoje (05/05) e brilha nas pistas rumo à Fórmula 1. Ao observar seu irmão mais velho sair do kart por falta de interesse, Rafael Câmara iniciou na modalidade em 2014 e, aos 13 anos, já era campeão brasileiro. Indo para a Europa posteriormente, o piloto entrou na World Series Karting (WSK), categoria que Max Verstappen ganhou em 2010 e 2011, sendo destaque entre os 100 melhores pilotos mundiais, além de conquistar pódios, vitórias e títulos em campeonatos como o WSK Champions Cup, WSK Super Master Cup e Champions of the Future.

Câmara estreou nos monopostos em 2022, na Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos pela Prema Racing e mostrou que era um nordestino "arretado" ao conquistar seis vitórias, além do título de rookie e o vice-campeonato, representando a Ferrari Driver Academy, academia de pilotos da escuderia do cavalo rampante. O piloto brasileiro ainda disputou a Fórmula 4 alemã e a italiana e encerrou ambas na terceira posição geral.
A forte campanha do Recife para o mundo de Rafael Câmara o levou para a Fórmula Regional do Oriente Médio em 2023, terminando na terceira colocação. Em seguida, foi para a Fórmula Regional Europeia (FRECA), campeonato intermediário entre a Fórmula 4 e Fórmula 3, no qual o pernambucano disputou por dois anos e ganhou o título de 2024 com sete poles e sete vitórias. Esse ano, aos 19 anos, estreou na Fórmula 3 pela Trident, mesma equipe que Gabriel Bortoleto correu e, assim como o atual piloto brasileiro na Fórmula 1, Câmara busca vencer a competição e seguir rumo à principal categoria do automobilismo mundial.
Em entrevista, o piloto da Stock Car Rafael Suzuki elogiou o desempenho de Câmara no automobilismo e comentou que o piloto só não conquistou o título na Fórmula 4 por conta de Kimi Antonelli, jovem que entrou substituindo Lewis Hamilton na Mercedes esse ano.
- "Tudo que ele passou, em todas as categorias, foi muito bem. Apenas não ganhou o campeonato de Fórmula 4 e o primeiro ano na FRECA porque ele tinha o Kimi Antonelli, que todos dizem ser 'o outro Max Verstappen'.

Foto: Prema Racing
A jornada para a F1 exige bastante dedicação e Rafael Câmara demonstra empenho para conquistar esse feito. Atualmente liderando o campeonato da Fórmula 3 com 56 pontos e duas vitórias em duas etapas, o piloto ainda tem 8 Grandes Prêmios pela frente para colocar Recife no topo, seguindo os passos de Bortoleto e mantendo o domínio da equipe Trident nas categorias de base.
Nascido na Veneza Brasileira, entre "rios, pontes e overdrives" e muito frevo, Rafa Câmara carrega não só o sotaque e o talento nas pistas, como também a alma, a força e a resiliência nordestina. Aos 20 anos, o jovem recifense com o escudo da Ferrari no macacão, a energia de um carnaval inteiro e a torcida brasileira no coração segue acelerando em busca do próximo assento pindorama na Fórmula 1.

.png)









Comentários